Círculo 1Círculo 2Círculo 3

5 Vantagens de aceitar criptomoedas no seu negócio

2 de julho de 2019

As criptomoedas estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Além de estamparem notícias diariamente e se tornarem tema de programas de TV, documentários e séries, vários estabelecimentos já aderiram à novidade e passaram a aceitar a moeda digital como meio de pagamento.

A AT&T, uma gigante de telecomunicações americanas dona de companhias como a Warner, HBO e Sky Brasil, já aceita criptomoedas como meio de pagamento. Além dela, o aplicativo Tinder, a Microsoft e a Indie Gala, uma plataforma de jogos, também já aceitam. Esses são só alguns exemplos, várias gigantes mundiais já passaram a aceitar a moeda digital como forma de pagamento em seus negócios.

No Brasil, vários estabelecimentos de variados segmentos também já aceitam o dinheiro do futuro. Em Florianópolis, conhecida como Vale do Silício brasileiro, o centro de compras Open Shopping conta com mais de 100 lojas que já aceitam Bitcoin. O mesmo acontece no Paço Alfândega em Recife. Diversos empreendimentos de Manaus, Espírito Santo, Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul também já passaram aceitar. Uma curiosidade é que a dupla sertaneja João Bosco & Vinícius também aceita o meio de pagamento para a contratação de seus shows. 

E aí você pode estar pensando:

“Bacana. Mas, no fim das contas, existe vantagem em aceitar criptomoedas no meu negócio?”

Continue lendo que iremos te mostrar cinco:

1- Liberdade 

Uma das vantagens mais fortes de aceitar criptomoedas no seu negócio é o fato dela não ser gerenciada por um agente intermediário do sistema financeiro, pois elas são moedas descentralizadas. Isso significa muito mais liberdade e menos burocracias na realização das operações. Você de fato tem posse do seu dinheiro, e não depende de terceiros para transacioná-lo. Um ponto interessante nessa questão é que se por acaso a economia do país entrar em colapso, ou de repente o próprio sistema financeiro mundial, as criptomoedas podem sair ilesas dessas situação.

2- Segurança 

A tecnologia das criptomoedas, a Blockchain, é extremamente segura e diminui consideravelmente o risco de fraudes. Quem tem um negócio e realiza transações intermediadas por gateways e outras formas digitais de pagamento, como Paypal e PagSeguro, por exemplo, precisa pagar uma taxa antifraude e, muitas vezes, acaba tendo algumas perdas por fraudes não detectadas, por conta de estornos e cancelamentos.

Já as transações realizadas com criptomoedas são irreversíveis. Ou seja, os clientes não podem fazer estornos. A única maneira de ocorrer um reembolso nesses casos é por meio de uma nova transação feita de volta para o consumidor.

3- Baixos custos transacionais e velocidade 

Por ter um nível de segurança bem maior, automaticamente o método de pagamento não exige que sejam pagas tarifas antifraude. E as poucas taxas que existem para o funcionamento da própria rede, muitas vezes são simbólicas. Além disso, por não haver burocracias com intermediários, as transações são feitas de forma muito rápida.

4- Transparência 

A prestação de contas de transações realizadas com criptomoedas pode ser feita de maneira muito mais prática, pois todas as informações das operações ficam registradas e disponíveis de forma pública em uma espécie de livro registro denominado Blockchain, que pode ser acessado facilmente por meio de sites do tipo Block Explorer.

5- Moeda global

O Bitcoin, e outras criptomoedas, também podem ser chamadas de “dinheiro da Internet”. Isso se deve ao fato de elas terem as mesmas propriedades do dinheiro em espécie que conhecemos e usamos, a única diferença é que as transações ocorrem online. Como sabemos, a internet é global, desta forma proporciona às criptomoedas a mesma condição. Isso significa que você poderá receber pagamentos do mundo inteiro em seu negócio com a mesma facilidade e velocidade com que recebe um e-mail.

Como você pode ver, aceitar criptomoedas proporciona vários benefícios para as empresas. Além dos citados, ao aderir à inovação, você se destacará no mercado como um dos pioneiros em uma tecnologia que logo dominará o ramo do varejo.

E aí, pronto para aceitar a moeda do futuro no seu negócio?

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima