Círculo 1Círculo 2Círculo 3

Sua empresa está na Nuvem?

30 de outubro de 2019

Se os arquivos da sua empresa ainda não estão armazenados na nuvem, você deve considerar fazer isso o quanto antes. Com o avanço da tecnologia, esse se tornou o lugar com o melhor custo-benefício e a maneira mais prática de armazenar os dados do seu negócio.

Uma das grandes vantagens de usar a nuvem para trabalhar é que ela torna a execução das tarefas do dia a dia muito mais independente. Com ela, os seus colaboradores passam a não precisar, necessariamente, estar todos os dias fisicamente em seu ambiente de trabalho. A partir de qualquer computador eles podem acessar tudo que precisam, de forma rápida, segura e econômica.

Por isso, neste post iremos te mostrar as vantagens de usar a nuvem e como implementá-la em sua empresa. Confira!

Quais as vantagens de usar a nuvem?

Como dissemos, todos os seus arquivos ficam armazenados na nuvem, em um sistema localizado na internet. Isso quer dizer que caso o seu computador dê pau e vá parar no lixo, você não perde seus trabalhos.

E sabe aqueles momentos em que você está numa reunião e precisa mostrar algo para um cliente mas não consegue porque o arquivo está em outro computador? Então, você não passará mais por isso. Basta que você tenha uma conexão com internet que você poderá ter acesso ao material usando qualquer computador.

A computação em nuvem funciona mais ou menos como uma rede de servidores que trabalha de maneira interligada. Esses servidores ficam localizados em várias partes do mundo, e armazenam todas as informações dos clientes. Dessa maneira, o sistema em nuvem garante que mesmo que um dos servidores sofra algum tipo de problema, os outros continuam o trabalho e suprem essa deficiência, mantendo a rede estável e segura.

Além disso, é possível fazer backups em nuvem de uma forma muito mais rápida e simples do que as feitas nos sistemas de armazenamento tradicionais.

Como implementar? 

Agora que você já sabe quais as vantagens do uso da nuvem em seu negócio, chegou a hora de saber como implementá-la. Confira:

  • Quais as necessidades da sua empresa? 

Antes de mais nada, você precisa analisar a estrutura da sua empresa e escolher um modelo de nuvem que se encaixe com os seus objetivos. Existem 3 tipos: público, privado e híbrido.

Público: Nesse modelo, o seu provedor irá te disponibilizar toda a estrutura que você precisa para trabalhar com um custo mais acessível. No entanto, você terá pouco controle sobre o sistema.

Privado: Aqui a estrutura utilizada será terceirizada e, em comparação com o tipo público, você terá um controle um pouco maior sobre o sistema.

Híbrido: Já aqui você irá usufruir de uma tecnologia que combina as duas anteriores, com um serviço mais específico e um maior controle.

  • Pesquise sobre os provedores

Agora que você já decidiu qual modelo de nuvem irá implementar em seu negócio, é hora de escolher qual provedor contratar. Uma boa maneira de obter ajuda para tomar essa decisão é pedir dicas a outras pessoas que já utilizam ou utilizaram os serviços das empresas que você está considerando escolher. Também é interessante pesquisar avaliações de outros consumidores na internet.

Feito isso, caso ainda fique em dúvida entre duas ou mais opções, faça uma lista contendo os prós e contras de cada uma delas para que fique mais fácil você tomar sua decisão.

  • Service Level Agreement

O Service Level Agreement, ou “aportuguesando” o termo, acordo de nível de serviço, é um detalhe de muita importância, pois é ele que vai definir os direitos e obrigações do contratante e do contratado. É lá que você encontra informações como o tempo de uso do suporte técnico, os níveis de segurança e o desempenho oferecido pela ferramenta.

  • Treinamento e qualificação

Você decidiu qual provedor irá utilizar e já contratou a ferramenta, mas o processo não se encerra por aí. Agora é hora de treinar a sua equipe para que todos tenham capacidade de otimizar as funções da gestão na nuvem. Faça reuniões de qualificação com todos os membros e apresente todas as funcionalidades para todos. Ah, não se esqueça de se colocar à disposição caso haja dúvidas durante o uso.

Colocar a sua empresa na nuvem irá colocá-la em outro patamar por conta da organização dos dados e do nível de segurança oferecido pelos provedores. Por isso, não perca tempo e aposte em cloud computing.

E aí, pronto para colocar a sua empresa na nuvem? Se você curtiu nosso conteúdo, continue acompanhando nosso blog e compartilhe nossos posts com seus amigos.

 

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima