Círculo 1Círculo 2Círculo 3

O que são Smart Contracts?

3 de outubro de 2019

Ethereum, EOS, NEO e Cardano estão no grupo das diversas plataformas que usam o conceito dos Smart Contracts, ou Contratos Inteligentes, que são contratos que possuem a capacidade de serem executados por conta própria por meio da tecnologia Blockchain. Mas, na prática, você sabe como funciona esse conceito? Vamos te explicar.

Como funcionam os Smart Contracts 

Ao contrário dos modelos tradicionais, que são impressos e utilizam linguagem legal, esse tipo de contrato é escrito em forma de códigos de programação que são executados por computadores. Esses códigos determinam as regras, obrigações e penalidades entre as partes envolvidas no acordo — como em um contrato normal. Quando as condições combinadas são cumpridas pelas partes, o contrato é executado automaticamente.

Os contratos inteligentes nada mais são do que um Blockchain programado para seguir as “regras” daquele acordo. O interessante é que o contrato só é executado quando as duas partes envolvidas de fato cumprem a sua obrigação do acordo. E uma vez que as regras são cumpridas, o contrato se executa por conta própria automaticamente.

E por que utilizá-los? 

O principal objetivo de utilizar Smart Contracts é poder negociar com estranhos por meio da internet, sem que seja necessária a utilização de um intermediário. Ele resolve uma questão muito importante em negócios realizados pela internet, que é a segurança sem a necessidade da confiança entre as partes.

O surgimento da internet abriu o leque para que pessoas comuns comprassem e vendessem produtos e serviços entre si, e para que isso se tornasse possível, plataformas como o Ebay e o Mercado Livre surgiram para mediar essas negociações. Para fazer isso, esses sites cobram taxas caras e ainda definem uma série de imposições sobre como as pessoas podem negociar.

Ao solucionar a questão da segurança e confiança sem a necessidade de plataformas que façam a intermediação da transação, os Smart Contracts reduzem consideravelmente os custos da negociação.

Outro ponto é a automação dos processos, uma vez que são executados automaticamente, é possível poupar recursos e tempo.

Quais as plataformas de Smart Contract?

Se você deseja conhecer quais são as plataformas existentes disponíveis para que sejam criados Contratos Inteligentes, separamos uma lista delas:

E aí, agora já sabe o que são Smart Contracts? Esperamos que você tenha entendido direitinho como eles funcionam. Para mais dicas e curiosidades, continue acompanhando o nosso blog.

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima