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Qual a melhor forma de recebimento de vendas para o meu negócio?

18 de julho de 2019

Oferecer diversas formas de pagamento para seus clientes enriquece a experiência de consumo e ainda fortifica a relação entre consumidor e marca, criando um sentimento de fidelização. Já a situação contrária, caso ele não consiga fechar com seu negócio por você não oferecer uma maneira de pagamento que lhe convenha, irá fazer com que ele certamente busque a concorrência.

Mas como escolher as melhores formas de recebimento de vendas para implementar em seu negócio? Listamos as principais pra te ajudar a selecionar as melhores. Confira:

Dinheiro 

O dinheiro tradicional ainda é uma ótima forma de pagamento para negócios que atuam em ambiente físico, por não necessitar de taxas de transação. De acordo com um estudo do Banco Central (BC), o dinheiro vivo continua sendo o principal meio utilizado no país. No entanto, essa opção está condicionada ao valor da compra. Em aquisições de produtos que custam até R$ 10, 87,9% das pessoas preferem usar dinheiro em espécie e, em compras de mais de R$ 500, a maioria das pessoas (42,6%) prefere usar o cartão de crédito.

Cartão de crédito 

Como exposto acima, o cartão de crédito é a preferência da população para compras com valores mais elevados. As vantagens apresentadas pelo método para o seu negócio é que você terá certeza de que irá ser pago, rapidez na cobrança e redução de inadimplência. Isso acontece porque o pagamento é feito para administradora do cartão e repassado para o seu negócio. Isso explica o fato de muitas escolas e universidades terem aderido ao cartão para receber suas mensalidades.

Cartão de débito 

Aceitar pagamentos em cartão de débito é uma ótima maneira de atingir mais pessoas com o seu negócio, pois muita gente não possui cartão de crédito ou não gosta de andar carregando muito dinheiro por aí. Em números divulgados pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), foi constatado que o uso do cartão de débito cresceu bastante em 2018, resultando em R$ 578,1 bilhões em compras feitas em nosso país.

Boleto bancário 

Considerado um dos métodos mais tradicionais de pagamento, o boleto bancário apresenta uma ótima vantagem: praticidade de emissão e pagamento. Além disso, ele também é vantajoso para a empresa por motivar o consumidor a pagar em datas acordadas, já que após o vencimento ele precisará pagar o valor com multas e juros. No entanto, para tudo sair direitinho, é preciso que sua empresa tenha um bom sistema de gestão de cobrança via boleto, já que podem surgir falhas na emissão ou no registro.

Criptomoedas 

O recebimento de pagamentos em criptomoedas apresenta diversas vantagens para o negócio. Por ser um dinheiro descentralizado, as moedas digitais propiciam mais liberdade e bem menos burocracias nas transações. Em média, as taxas cobradas em transferências feitas com criptomoedas são bem menores que as cobradas pelos bancos.

Além disso, as transações feitas com as criptos são irreversíveis, eliminando o risco de chargeback. Só há a possibilidade de reembolso caso o receptor devolva o dinheiro, o que caracteriza uma diferença fundamental diante dos cartões, em que as compras podem ser canceladas. Para os clientes, as vantagens também são atraentes, já que eles economizam em taxas de transação, o método proporciona o anonimato do usuário e simplicidade na aquisição.

Dessa forma, concluímos que cada meio de pagamento tem suas vantagens, e o ideal é que você disponibilize maneiras variadas para obter um maior alcance da sua clientela e torne a consumação dos seus produtos ou serviços mais prática.

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