Círculo 1Círculo 2Círculo 3

A importância da análise das demonstrações financeiras

13 de agosto de 2019

A tarefa principal do gestor de uma empresa é tomar decisões sobre todas as atividades financeiras do negócio. E para que essa atividade seja feita de forma positiva e as decisões sejam assertivas, é essencial que o profissional faça análises das demonstrações financeiras para fazer o embasamento das deliberações.

Se você deseja fazer um diagnóstico real da situação financeira do seu negócio, a análise das demonstrações financeiras é o melhor caminho para evitar relatórios com poucas informações conclusivas, o que pode ser bem prejudicial.

O que são demonstrações financeiras?

O próprio termo “demonstrações financeiras” já nos dá um spoiler do que se trata essa atividade: trata-se da apresentação das informações da situação financeira geral de um negócio. E é com base nessas informações que é possível apurar impostos, o fluxo de caixa, direcionar os investimentos de maneira mais assertiva e, consequentemente, gerir seu negócio como um todo de uma maneira melhor.

Além disso, anualmente as empresas têm a obrigação de prestar contas por meio das demonstrações financeiras. Vale destacar que stakeholders interessados na empresa também utilizam os relatórios, como investidores, credores, clientes, etc. É por meio dessa análise que os empreendimentos conseguem aprovar financiamentos, pois nela estão presentes os dados sobre o capital em caixa e sua capacidade de pagamento.

Quais são os tipos de demonstrações financeiras? 

As demonstrações financeiras se dividem em seis modalidades: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado e o complemento de Notas Explicativas.

Vamos entender cada uma delas:

Balanço Patrimonial 

O Balanço Patrimonial é considerado o principal tipo de demonstração financeira. A modalidade se trata de um documento que demonstra como anda o patrimônio do negócio no momento atual. Geralmente essa análise é feita no fim do ano para que se consiga fazer um levantamento das informações referentes aos 12 meses. O objetivo do Balanço Patrimonial é identificar o que traz benefícios econômicos para a empresa.

Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) 

O objetivo dessa demonstração é explanar de forma vertical um resumo sobre todas as operações realizadas num determinado período de tempo (geralmente 12 meses). Receita bruta das vendas e serviços, abatimentos, impostos, receitas líquidas, custos das mercadorias, despesas e várias outras informações das operações são expostas no relatório.

Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) 

Essa demonstração indica todas as alterações no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados. Saldo do início do período e ajustes dos exercícios anteriores, reversões de reserva, lucro líquido do exercício, transferências, dividendos, parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período são as informações que devem conter no DLPA.

Fluxo de caixa

Essa análise indica a posição financeira do negócio em períodos que podem ser divididos de forma diária, semanal, mensal ou anual. Com a avaliação do caixa interno, o registro permite que seja feito um relatório de quanto dinheiro entrou e saiu da empresa em determinado tempo.

Demonstração do Valor Adicionado 

Essa modalidade permite que sejam analisadas quais riquezas foram geradas durante determinado período na empresa. Ela avalia e compara a movimentação de entrada e saída com base no princípio de responsabilidade social, analisando o quanto esse capital esteve ligado ao bem social.

Notas Explicativas 

As Notas Explicativas são usadas para esclarecer a situação patrimonial do negócio. Além disso, a análise também serve para mencionar fatos que poderão modificar futuramente a situação patrimonial da empresa. Elas podem estar ligadas a qualquer outra das demonstrações financeiras da empresa, como fluxo de caixa ou balanço patrimonial.

E aí, entendeu a importância de se fazer a análise das demonstrações financeiras da sua empresa? Se curtiu o conteúdo, fique ligado em nosso blog pra acompanhar os próximos.

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima