Círculo 1Círculo 2Círculo 3

Gestão de pessoas: o segredo para o sucesso do seu negócio

29 de julho de 2019

A gestão de pessoas das empresas tem recebido uma atenção cada vez mais especial. Isso se explica porque gradativamente os donos de negócio têm notado que não adianta investir em tecnologia de última geração se a parte humana não anda bem. Ter uma equipe motivada, satisfeita e que realmente gosta do que faz e onde faz é essencial para o sucesso de qualquer companhia, independentemente de ramo e porte. Administrar uma equipe com qualidade é um grande diferencial diante da concorrência.

O caminho das pedras 

Antes de mais nada, selecionar as pessoas certas para cada função e treiná-las bem é a chave para fazer com que o empreendimento torne-se mais eficaz e produtivo. É regra. Feito isso, buscar maneiras de recompensar de forma justa os colaboradores, motivá-los e valorizar quando algo for feito com qualidade é imprescindível. Não há nada pior do que trabalhar em um lugar onde só se ouve algo de quem vem de cima quando algo sai errado.

Saber ouvir também é essencial. O ambiente além de estimulante, precisa ser aberto ao diálogo. Os líderes precisam se aproximar das equipes, entender as principais demandas, trabalhar lado a lado, dando apoio, e, acima de tudo, ouvir. Independentemente da hierarquia, ouvir a coletividade motiva todos os integrantes a se empenharem em construir uma rotina mais satisfatória para todos.

Especialistas afirmam que o fator “gente” é o mais importante em qualquer tipo de organização nos dias atuais. Por isso, olhar com carinho para a gestão de pessoas é uma ótima estratégia tanto para o desenvolvimento do negócio em si como para o desenvolvimento pessoal de cada membro.

Dicas para o sucesso 

Para clarear um pouco mais a sua mente, separamos algumas dicas que, por mais simples que sejam, são altamente efetivas quando o assunto é gestão de pessoas. Confira:

A Copa do Mundo é nossa 

Imagine que sua equipe é uma seleção em busca do título mundial e fomente a sinergia entre todos os membros. É importante conhecer o papel de cada um e mostrar o objetivo principal para todos. Distribuir tarefas isoladas sem explicar o contexto geral e por que aquela tarefa é importante para o processo não é legal. Todos precisam ter espírito de coletividade e trabalhar de forma conjunta em prol de um objetivo em comum.

#ProjetoVerão

Assim como nosso corpo precisa ser constantemente estimulado pra ficar saradão, nossa mente também precisa se exercitar e buscar de forma contínua mais conhecimento. Profissionais competentes conseguem trabalhar com mais eficiência e maestria, diminuindo a taxa de erros e produzindo mais rápido. Por isso, invista em capacitação para seus funcionários sempre que possível.

Quem é o gatão?!

Em qualquer equipe existem os que se destacam. É importante desenvolver maneiras de recompensar essas pessoas e mostrar que está sempre de olho nos seus grandes feitos. Por mais simples que seja tal atitude, falar que alguém fez um ótimo trabalho motiva demais. E quando esse elogio vem com alguma recompensa, então, melhor ainda.

Don’t touch him 

Outra coisa tão importante quanto incentivar os talentos é retê-los. Para isso, empenhe-se em criar um ambiente de trabalho agradável, desenvolva a comunicação interna e ofereça bons benefícios complementares para manter quem entrega resultados sempre por perto.

E aí, o que achou do conteúdo? Curtiu? Bom, esperamos que sim. Continue ligado(a) no nosso blog para acompanhar os próximos.

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima