Círculo 1Círculo 2Círculo 3

Dicas financeiras para Millennials

5 de setembro de 2019

Por mais que existam dicas de finanças que sirvam para qualquer tipo de pessoa independentemente de idade, poder aquisitivo e gostos pessoais, é preciso ter atenção com algumas peculiaridades antes de aconselharmos um Millennial. Também conhecida por geração Y e formada por pessoas que nasceram entre 1980 e 1995, essa geração possui algumas características que a diferem dos seus antecessores.

Menos apegados a coisas materiais, os Millennials preferem investir em experiências a possuir bens. Ao contrário da geração de seus pais, que tem como objetivo comprar um carro ou uma casa própria, por exemplo, eles preferem investir em viagens e serviços que facilitem suas vidas.

Por isso, resolvemos separar algumas dicas para que a geração Y gerencie suas finanças. Confira:

Quais são seus objetivos? 

Antes de mais nada, os Millennials precisam definir quais são seus objetivos para que assim possam cuidar melhor do seu dinheiro. Se você é jovem e ainda não tem planos de formar uma família, o mais ideal é poupar dinheiro para fazer uma viagem ou se capacitar mais em sua área de atuação profissional. Caso você já tenha ou esteja pensando em ter filhos, o melhor a se fazer é começar a se planejar para arcar com a educação dessa criança.

Informação é poder 

Nos dias atuais, informações sobre oportunidades de investimento, produtos financeiros e o cenário econômico de modo geral estão por toda parte. Basta fazer uma rápida pesquisa que você irá encontrar tudo o que precisa para ficar por dentro sobre o que deseja. Pesquise muito, estude, compare e aplique tudo o que aprender.

Que tal uma reserva financeira? 

Não é porque você é desapegado das coisas que precisa ser também com o seu dinheiro. Pense no seu futuro, planeje e ponha no papel o quanto você gostaria de ter de renda mensal na aposentadoria. Assim você saberá o quanto terá que poupar por mês para alcançar esse objetivo.

Muitos pensam em previdência quando se fala em guardar dinheiro, mas existem vários outros tipos de investimentos no mercado que podem ser utilizados para esse fim. Pesquise e veja qual se encaixa melhor com você.

Comprar uma casa é tão importante assim? 

Como dissemos, uma das principais características dos Millennials é o desprendimento com bens materiais. Então é importante analisar bem antes de tomar a decisão de comprar uma casa ou um apartamento, por exemplo. Fazer isso é uma prioridade?

Ter segurança financeira no futuro e investir em você deve ser o seu foco. As posses não são prioridades, os investimentos são.

Você é o seu investimento mais importante 

Seu desenvolvimento pessoal e sua educação devem ser suas prioridades. Após fazer o seu plano de vida, invista forte na sua formação profissional e pessoal para que possa alcançar os seus objetivos profissionais. Sempre que for fazer fazer uma análise das suas finanças, deixe separada uma quantia para sua educação. Esse deve ser o seu investimento mais importante.

E aí, Millennial, pronto pra planejar suas finanças? Caso tenha alguma outra dica, deixe um comentário.

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima