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Quais as vantagens de ter um negócio com receita recorrente?

5 de agosto de 2019

Para que um negócio consiga se manter no mercado, e o mais importante, para que ele consiga se manter lucrativo, muitos fatores e iniciativas são importantes. Divulgação, uma boa administração, planejamento e outra série de coisas podem ser exemplos a serem citados. Mas se a empresa não tiver receita, nada disso importa. E para que isso ocorra de uma maneira sustentável e assertiva, utilizar o modelo de receita recorrente surge como uma solução muito viável.

Mas o que é receita recorrente? 

A receita recorrente nada mais é do que possuir uma base de clientes que invista regularmente um valor por um determinado tempo em troca de algum produto ou serviço. Esse tipo de negócio difere do convencional, em que você tem clientes que consomem de forma esporádica e que você não tem certeza se irão consumir novamente. É uma maneira mais incerta de conduzir sua empresa.

O modelo recorrente te dá um controle maior sobre a quantidade de capital que sua empresa irá receber durante determinado período (mensal, bimestral, semestral, etc.). Assim, lucros e gastos podem ser controlados e planejados de uma maneira mais eficiente. Academias, escolas, assinaturas de TV e Netflix são alguns exemplos de negócios que utilizam esse modelo de negócio.

Qualquer produto ou serviço que seja consumido de forma regular por um cliente, é um forte candidato a se tornar um modelo de negócio recorrente. Ao adotar o sistema de assinaturas, é comum as empresas fazerem a cobrança por meio cartão de crédito ou boleto bancário.

Quais as vantagens? 

Para que fique mais claro quais são as vantagens de se implementar um modelo de negócio com receita recorrente, separamos para você as principais:

Conveniência para a clientela 

Além de trazer vantagens para você, o modelo de negócio com receita recorrente é vantajoso também para quem consome. A conveniência é um ótimo ponto, pois desse jeito a sua clientela não precisará ficar dando repetidamente informações de cartão de crédito para que a cobrança seja realizada.

Retenção

Se por um lado o sistema é benéfico para os clientes, por outro traz uma ótima vantagem para as empresas: retenção. Como o modelo costuma trabalhar com planos que se estendem por um determinado tempo, você tem a certeza que naquele espaço de tempo seu cliente continuará com você, desde que ele não cancele a assinatura/plano, claro.

Segurança financeira

Como já dissemos, a previsibilidade de receita é um ponto extremamente positivo nessa modalidade. Tendo segurança sobre quanto vai entrar e quanto vai sair do caixa num período específico, fica mais fácil se organizar financeiramente e ajustar o fluxo do caixa.

Redução de inadimplência

Outro ponto interessante da receita recorrente é a redução dos inadimplentes. Isso ocorre porque automaticamente os seus clientes já irão reservar uma quantia X por mês para que o pagamento seja feito. E caso a cobrança seja feita por meio do cartão de crédito, a porcentagem de inadimplência pode chegar a zero, já que ela será feita de forma automática.

É importante sempre lembrar que independentemente do modelo de negócio que você escolha, sua prioridade deve ser entregar valor e vantagens para seus clientes. Há uma enorme quantidade de empresas trabalhando em seu ramo, você precisa se destacar e fidelizar seus consumidores.

E aí, vai adotar o sistema de receita recorrente? Caso você tenha alguma dúvida, deixe um comentário!

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