Círculo 1Círculo 2Círculo 3

Como se tornar um líder de sucesso

26 de agosto de 2019

No ambiente profissional, um bom líder é capaz de muito mais que coordenar ou direcionar, ele tem a capacidade de inspirar. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, ser um bom líder vai além de dominar os aspectos técnicos da área de atuação correspondente. Os bons líderes enxergam de forma clara o real propósito por trás de seus objetivos e encontram maneiras efetivas de motivar seus funcionários a exercerem suas atividades.

Infelizmente, nem todo líder tem postura de líder ou habilidades para exercer tal função de forma efetiva e saudável para si e para os colaboradores. E para que você possa desviar desse caminho e alcançar êxito em suas atividades, decidimos separar algumas dicas para que você consiga se tornar um líder de sucesso.

Espalhe conhecimento

Não ter medo de compartilhar conhecimento e os segredos para o sucesso é uma atitude rara, mas os que a fazem se destacam. Grandes líderes automaticamente são grandes professores e mentores. Um líder de verdade compartilha com seus colaboradores suas vivências, erros, acertos e os aconselha sobre situações que já teve que enfrentar para chegar onde chegou.

Status: Autêntico

Deixe de lado aquela história de que para ser um grande líder você precisa agir de uma maneira X ou Y, seja você. Quanto mais autêntico você for, mais admirado será. Não use de joguinhos de poder nem assuma personagens que não condizem com sua personalidade só para ser respeitado. Além disso, estimule que seus colaboradores externem sua própria autenticidade e se sintam à vontade para opinar.

Seja ouvido sem precisar gritar

O tom de voz que você adota diz muito sobre você. Os colaboradores desejam seguir alguém que consegue transparecer liderança e respeito sem precisar falar alto pra isso. Atitudes são importantes, mas não ignore a relevância do tom de voz bem colocado na hora de conquistar a confiança das pessoas. Quando precisar corrigir alguma atitude ou tarefa mal executada, mantenha a postura e seja incisivo sem ser agressivo.

Saber ouvir é uma arte

Que cada minuto do dia de um líder é precioso nós já sabemos, mas grandes mentores têm noção da importância de dar atenção aos seus colaboradores. Grandes líderes não ignoram seus funcionários e buscam formas de escutá-los e aconselhá-los. Algo que você pode resolver em pouco tempo pode fazer uma diferença enorme na rotina de trabalho do seu funcionário.

Valorizar é grátis

Nada melhor que ouvir do seu líder um incentivo quando algo for bem feito. Boa parte dos gestores ignoram essas situações e só decidem se pronunciar para seus colaboradores quando algo dá errado. Essa atitude gera a sensação de que os acertos não são valorizados, apenas os erros.

Os fracassos ensinam

Uma das lições mais importantes não só no mundo profissional mas da vida é saber aprender com as próprias falhas. Grandes líderes não se assustam com os riscos, pelo contrário, os veem como sinal de uma grande oportunidade. Além disso, eles também são capazes de guiar seus companheiros em situações delicadas.

E aí, preparado pra ser um líder de sucesso? Continue acompanhando nosso blog para ficar ligado assim que saírem novos conteúdos.

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima