Círculo 1Círculo 2Círculo 3

Como a Matriz de Eisenhower pode melhorar sua produtividade

13 de setembro de 2019

Visualizar todas as demandas e ser capaz de priorizar cada atividade de acordo com sua importância é essencial nos dias de hoje. Saber diferenciar o que é importante e o que é urgente faz toda a diferença na hora de alcançar o êxito com sua estratégia. Isso mesmo, você não leu errado, nem sempre o importante é urgente e vice-versa.

E para te auxiliar nessa missão, Dwight D. Eisenhower (34º presidente dos Estados Unidos) criou uma ferramenta chamada Matriz de Eisenhower. Com ela, você será capaz de organizar e facilitar o gerenciamento de todas suas pendências.

Quer entender como ela funciona? Então não feche essa aba ainda.

O que é a Matriz de Eisenhower?

O método desenvolvido por Eisenhower tem como objetivo auxiliar o profissional no processo decisório, aumentando a efetividade de suas escolhas. Ou seja, de maneira resumida, a ferramenta serve para que seja feito um gerenciamento das atividades de acordo com suas prioridades, tornando mais fluida a rotina de trabalho.

Para pôr em prática o método, é preciso desenhar dois eixos que se cruzam de forma perpendicular, em que um deles simboliza o grau de importância e o outro o de urgência da tarefa.

Desta forma, após a combinação dos eixos, surgem as seguintes classificações das tarefas:

  • Importante e urgente – Ou você faz agora, ou vai dar muito ruim.
  • Importante, mas não urgente – É importante, mas dá pra fazer depois. Tá dominado.
  • Urgente, mas não importante – Não é preciso que você faça. É só delegar.
  • Não urgente e não importante – Relaxa, depois a gente resolve.

Como aplicar a Matriz de Eisenhower?

O método é perfeito para ser utilizado em um ambiente profissional em que surgem diversas atividades diariamente para disputar sua atenção. Ao unir a Matriz de Eisenhower com seu foco na produtividade, mais a qualidade na execução, seus projetos terão resultados muito mais significativos.

Podemos citar exemplos simples do dia a dia em que o método pode ser utilizado para facilitar a priorização. Um e-mail que chega de um cliente que está fechando contrato e precisa apenas de algumas informações complementares para finalizar o processo, podemos considerar como importante e urgente. Afinal, é algo que irá somar na rentabilidade da empresa.

Já se a situação for, por exemplo, um funcionário da sua empresa que está com algumas dúvidas sobre determinado processo interno, podemos classificá-la como algo importante, mas não urgente. Se você estiver fazendo algo importante no momento, poderá concluir para só depois ajudá-lo.

Por que utilizar a Matriz de Eisenhower?

Com essa ferramenta, o gestor pode tomar decisões sobre quais tarefas fazer primeiro com muito mais segurança. Apesar de ela ser bem detalhada, é muito fácil de ser colocada em prática e traz resultados bastante expressivos para quem a utiliza.

É importante lembrar em que era estamos e unir técnicas clássicas com os novos adventos da tecnologia. Busque softwares de gestão de projetos e implemente com a técnica de Eisenhower para otimizar ainda mais os seus resultados. Favoreça sua rotina e torne o seu trabalho mais efetivo.

E aí, o que achou da Matriz de Eisenhower? Implemente em sua rotina e depois nos conte os resultados que alcançou.

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima