Círculo 1Círculo 2Círculo 3

Bitcoins e o comportamento de compra do consumidor

15 de agosto de 2019

Você já ouviu falar na expressão “comportamento do consumidor”? Entender o seu conceito é extremamente importante para compreender como as pessoas consomem e quais são os fatores que influenciam nessa decisão. Mas, qual a ligação desse comportamento com o uso dos bitcoins? Antes de te responder essa pergunta, vamos entender como funciona tal conceito.

Comportamento do consumidor? O que é isso?

O comportamento do consumidor é um conceito que analisa como as pessoas e os grupos de pessoas se relacionam, compram e descartam produtos e serviços. Neste estudo, analisa-se também quais são as motivações que levam as pessoas a utilizarem tais produtos e quais desejos e necessidades estão por trás de tal ação.

Resumidamente, o processo se inicia com uma necessidade ou desejo. Concluída essa etapa, o consumidor passa por várias outras até que ele finalmente finalize sua aquisição. O estudo do comportamento de compra do consumidor é muito importante para identificar quais estímulos, influências e hábitos modificam a jornada de compra. Essa análise é essencial para que as marcas utilizem estratégias assertivas.

Desde o surgimento da internet, essa jornada deixou de ser linear. Agora, os consumidores são influenciados por diversos canais, fatores e variáveis para se chegar à última etapa: a compra. Com o bombardeio de informações que o mundo virtual nos oferece, as pessoas estão cada vez mais munidas de dados que irão influenciar se elas irão optar por produto X ou Y, e porquê.

E é aí que entramos no assunto em questão: o que o comportamento de consumo tem a ver com o uso dos bitcoins?

Bitcoins e o comportamento de consumo

O interesse pelo bitcoin e o uso das criptomoedas tem crescido de forma exponencial, cada vez mais pessoas têm adquirido a moeda virtual e cada vez mais estabelecimentos estão passando a aceitá-la como forma de pagamento. E como sabemos, a opinião de outros consumidores é um fortíssimo fator de influência na hora de decidir se iremos ou não consumir algo.

É uma equação simples de se fazer: à medida que mais pessoas se interessam pelo bitcoin, mais pessoas se interessam pelo bitcoin.

Muitas pessoas se perguntam porque moedas digitais têm valor, e a resposta está totalmente ligada ao que foi dito acima. Como toda moeda, o seu valor surge a partir do momento que existem pessoas dispostas a aceitá-la como forma de pagamento. Além disso, as criptomoedas possuem valor por terem o que qualquer dinheiro precisa ter: durabilidade, portabilidade, fungibilidade, escassez, divisibilidade e reconhecibilidade.

É importante lembrar também que novas tendências impulsionam os consumidores a utilizarem algo. Um exemplo disso é o consumo de roupas de acordo com as tendências da moda do momento. Mas quando falamos em dinheiro, essas tendências surgem de uma maneira mais forte, com um intervalo menor de rotatividade.

Quando paramos para observar a linha do tempo das formas de pagamento que já foram utilizadas na história, notamos que saímos de estágios mais básicos e foram surgindo novas maneiras que traziam consigo melhorias de segurança, praticidade e valor. Esse é o caso do bitcoin, que surge em um momento de incessante avanço tecnológico, carregando em si a proposta de ser o dinheiro do futuro.

Benefícios do bitcoin

Os bitcoins oferecem aos seus usuários várias vantagens se compararmos com os meios tradicionais de pagamento. O baixo custo das transações, a praticidade e a velocidade na hora de comprar e vender produtos, a sua alta segurança e a globalidade da moeda atraem os interessados.

Essas vantagens se tornam um forte fator decisivo na transição que estamos sofrendo, em que a moeda está cada vez mais integrada e ativa em nossa realidade. Por isso, as moedas deverão impactar cada vez mais o comportamento de compra do consumidor, trazendo uma nova maneira de enxergarmos o mercado financeiro e a forma como utilizamos o nosso dinheiro.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e continue nos acompanhando. 😉

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima