Círculo 1Círculo 2Círculo 3

7 dicas para empreendedores iniciantes

11 de novembro de 2019

O sonho de ter o próprio negócio é um desejo cada vez mais comum em nosso país. No entanto, é preciso ter em mente que essa é uma atividade composta de grandes desafios e uma verdadeira montanha russa de sentimentos. Abrir a sua empresa, ser seu próprio chefe e dar vida às suas ideias é muito prazeroso e satisfatório. Mas o mercado exige que para usufruir desses pontos positivos, o empreendedor precisa estar preparado para enfrentar algumas turbulências.

Segundo dados divulgados pelo Sebrae, ¼ das empresas fecha antes mesmo de completar dois anos de existência e, a cada 100 delas, pouco mais de 75 conseguem sobreviver ao primeiro ano. Falta de experiência, calma e planejamento são alguns dos motivos que levam esses novos negócios ao fracasso. Por isso, trouxemos algumas dicas para você que está iniciando no mundo do empreendedorismo. Confira:

Estude empreendedorismo

Sim, parece algo básico e obrigatório para quem vai entrar nesse universo, mas muitas pessoas negligenciam a necessidade de capacitação e atiram no escuro. Procure cursos de gestão e se esforce para assimilar o máximo de conteúdos. Conhecer todas as esferas da sua empresa também é essencial para que você consiga aplicar tudo o que aprender em seu negócio.

Conheça seus clientes

Se você quer vender um produto ou serviço, você precisa conhecer profundamente para quem irá vender. Não se limite em coletar informações sobre tamanho do público e preferências, vá mais fundo. Pesquise sobre hábitos, comportamento, rotina, etc. Quanto mais você souber sobre as pessoas que deseja atingir, mais efetiva será sua estratégia.

Você pode, por exemplo, personalizar sua comunicação ou até mesmo seus produtos de acordo com o que conseguir coletar. Dessa forma, conquistar a atenção do seu público se tornará uma tarefa bem mais fácil.

Inove sempre

Não é porque a empresa X obtém sucesso fazendo Y que você fará igual. A empresa X já existe, o mercado não precisa de uma cópia dela. Por mais que seja desafiador além de empreender, empreender de maneira inovadora, encontre diferenciais para que seu negócio se torne competitivo.

Mais razão, menos coração

O processo de criar e dar vida a ideias envolve muito o nosso lado emocional, e isso pode acabar nos atrapalhando em nossa caminhada. Na hora de tomar decisões, preze pela razão e pelo seu conhecimento. Pense de forma lógica e analítica, assim a assertividade na tomada de decisão é aumentada. 

Compartilhe

Não tenha medo de que as pessoas copiem sua ideia. Compartilhe com as pessoas, de preferência com quem já teve experiências semelhantes. Muitas delas tiveram que enfrentar muitos problemas por não terem conversado com alguém antes. Evite erros de iniciante e economize tempo e dinheiro pegando experiência com quem já tem bagagem.

Seja transparente e honesto

Sem credibilidade não há fidelização. Sem fidelização o seu negócio morre. É simples.

Valorize sua equipe

Ninguém consegue alcançar o sucesso sozinho. Você só chegará onde deseja com a ajuda de uma equipe qualificada que trabalha diariamente para gerar resultados. E o segredo para que essa equipe continue gerando resultados é valorizá-la. Reconheça o trabalho bem feito.

Agora é só colocar as dicas em prática e ir atrás dos seus sonhos. Tem alguma dica que não está no artigo e você gostaria de compartilhar? Deixe um comentário.

Círculo 1Pontos 1

Por qual caminho você quer chegar no futuro?

Conheça Nossos Planos
Voltar
Ícone Seta para Cima